Olá amigos!
Foi através da imprensa que tomei conhecimento de uma das boas histórias deste país!
Um português de 49 anos, Luis Costa, engenheiro agrónomo transmontano, professor do Instituto Politécnico de Bragança foi convidado pelo Consulado da Ucrânia para ser Cônsul Honorário, e recusou.
Este estranho convite tem toda a justificação e mérito!
Este homem, militante do PCP, fez a licenciatura, mestrado e doutoramento em Krasnodar, ex-União Soviética.
E com a facilidade que adquiriu na língua, desde há sete anos atrás passou a cumprir outra missão. Em Bragança começaram a chegar "levas" de imigrantes de Leste, e um dia tiveram a sorte de cruzar-se com Luis Costa, que se aproximou deles, pois desejava saber novas do país onde estudou.
E, num abrir e fechar de olhos, já estava a ajudar a alugar casas, a traduzir documentos para a legalização, contratos de trabalho, papéis para a Direcção Geral de Viação,etc. Ao falar fluentemente russo, pois lá permaneceu nove anos e meio, afirma apenas que faz isto porque tem uma dívida a saldar. "Devo-lhes muito, nunca lhes levei um cêntimo, porque já me pagaram adiantado, visto que estudei à conta deles".
Luis Costa foi já, por muitas vezes, tradutor de serviço nos tribunais do distrito de Bragança, um verdadeiro "112" da comunidade imigrante.
Dados provisórios do SEF, relativos a 2006, indicam a existência de 1350 imigrantes de Leste a viver no distrito. A maioria trabalha em limpezas, hotelaria e construção civil.
Depois de já ter auxiliado ucranianos, russos, romenos e moldavos, o reconhecimento chegou então com o convite que veio a recusar.
Diz ele que "além das amizades, da oportunidade para praticar o idioma, a gratificação é apenas uma: derrubar fronteiras".
São estes exemplos que me fazem acreditar no ser humano!
Façam o favor de ser felizes e de fazer alguém feliz!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos