O prometido é devido, já canta alguém por aí...
Prosseguindo na viagem pelas várias categorias, eis-nos chegados ao Guarda-Roupa. Desde trajes de época com a corte de Versalhes , ao século dez da Dinastia Tang na China, à família real inglesa nos anos 80, ao mundo da moda e ao musical nos anos 60, tudo foi feito com requinte e qualidade.
Nesta categoria existem três estreias: na única nomeação do chinês “A Maldição da Flor Dourada”, Consolata Boyle (A Rainha) e Patrícia Field (O Diabo Veste Prada). Sharen Davis (Dreamgirls) tem a sua segunda nomeação e Milena Canonero (Marie Antoinette) vai na sua oitava nomeação e já venceu por duas vezes, com Momentos de Glória (1981) e Barry Lyndon (1975). Em minha opinião entre "Marie Antoinette" e "O Diabo Veste Prada", deverá se decidir o prémio.
Na Direcção Artística todos os trabalhos nomeados são de extraordinária qualidade, resultando num produto final homogéneo, e que nos leva a viver e a sentir em pleno a acção que se passa no ecrã. “Dreamgirls” e “O Labirinto do Fauno” são os favoritos.
A montagem é crucial para o resultado final de um filme, na manutenção do seu ritmo, e no não perder de cenas importantes para a história. Muitos actores já viram desaparecer os seus papéis ou totalmente minimizados na sala de montagem. Para quem não sabe, no filme "Os Amigos de Alex" de Lawrence Kasdan, Kevin Costner era Alex, o amigo que faleceria e que provocaria o encontro dos amigos. Mas na montagem, todas as cenas com Costner foram cortadas! É um exemplo de tantos! Aqui, “Voo 93” terá a sua grande chance de ser premiado, embora a concorrência de “Babel” e de “Entre Inimigos” seja forte.
Na fotografia, poderá ser a oportunidade de um dos bons filmes do ano “Os Filhos do Homem” vingar a sua ausência de outros prémios. Deverá ter concorrência maior de “O Labirinto do Fauno”. Este filme mexicano deverá levar “sem espinhas” o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Relativamente ao filme de animação, “Carros” tem como rival “Happy Feet”, mas a Pixar deverá ver os seus “bólides” premiados, apesar da bela mensagem ecológica dos pinguins talentosos.
Por aqui fico, antes de entrar pelas categorias mais relevantes: argumentos, actores e realização.
Façam o favor de ser felizes!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos