Olá amigos!
Hoje no dia de Portugal, decidi voltar a partilhar algo convosco que, em minha opinião, tem a ver com o que acho que nós portugueses, temos de melhor. Nós somos um povo intrinsecamente muito bom e solidário. Ainda tenho na memória a união promovida na luta por Timor nos anos 90... Quando queremos, sabemos sonhar, lutar, construir e marcar a nossa sociedade e o mundo. Somos pequeninos mas bons...
Por isso, hoje ao saber desta caminhada promovida esta manhã em Rio Tinto, no norte do país, não resisti a contar-vos.
Assim, Martim é uma criança de um ano e meio, natural de Gondomar que, devido a problemas durante o parto, ficou a padecer de paralisia cerebral, o que o impede de falar ou andar.
Felizmente, numa clínica de Guimarães, liderada por médicos cubanos, existe um tratamento revolucionário que poderá levar o pequeno Martim a contrariar as probabilidades de ficar confinado a uma cadeira de rodas para toda a vida, pois deram-lhe 95% de possibilidades de ter sucesso no caminhar e a segurar-se. Uma amiga da mãe afirmou mesmo que "num mês de fisioterapia já se vêem melhorias no Martim", sustentando que a criança "já segura melhor a cabeça e tem outros reflexos a nível motor".
As consultas e medicamentos do bebé são extremamente dispendiosos, e já fizeram com que os pais entrassem num buraco financeiro que, em breve, os obrigará a vender a casa onde residem para angariar mais fundos para fazer face às despesas.
Os pais não têm possibilidades económicas para suportar os tratamentos que lhe dão esperança de um futuro melhor, mesmo com o pai a trabalhar das 6 às 22h em dois empregos, por isso mesmo várias empresas, autarquias, particulares e amigos do jovem casal, decidiram levar a cabo este Domingo, 10 de Junho, em Rio Tinto, uma caminhada.
O objectivo da marcha era angariar fundos suficientes para que o Martim possa realizar duas sessões por dia de fisioterapia, que custam 30 euros cada, para tentar contrariar as probabilidades de ficar confinado a uma cadeira de rodas. Assim, os participantes compraram, por dois euros, uma t-shirt e um balão.
"Até à data, a solidariedade de amigos e familiares tem sido preciosa, mas sem qualquer outra ajuda adicional o desfecho prevê-se bastante negro para esta família", acrescentou a responsável pela organização da marcha, Anda Barros, da empresa As Coisas do Marketing, onde a mãe do pequeno Maritm trabalha.
A caminhada terminou no jardim ao lado dos Paços do Concelho de Gondomar, onde depois houve uma largada dos balões. Ao que consta a receita angariada foi de 3.600 euros.
Espero que este seja um exemplo a repetir na grandiosidade do ser português!
Continuação de um bom Domingo!
Façam o favor de ser felizes!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos