Olá amigos!
Hoje vou falar de assuntos mais internos, da Madeira, mas que servirão de cultura geral aos demais!
Primeiro começo pelas positivas, ou que pelo menos prometem ser!
Ontem foi lançado um jornal gratuito na região. Chama-se "Diário Cidade", é um projecto da empresa de artes gráficas 'O Liberal' (responsável pelas publicações do "Tribuna da Madeira" e das revistas "Saber" e "Fiesta") e é distribuido gratuitamente no Funchal.
Na linha dos vários jornais gratuitos que proliferam pelo país e pelo mundo, pretende, através de uma leitura fácil, simples, chegar ao maior número de leitores. A sua distribuição será feita de segunda a sexta-feira e o seu financiamento deverá passar pelos anúncios.
Com uma primeira tiragem na ordem dos 18 mil exemplares, a nova publicação é elaborada por cerca de 20 colaboradores.
O "Diário da Cidade" tem como objectivo noticiar, de segunda a sexta-feira, assuntos da actualidade regional, destacando temas culturais, económicos e sociais.
O primeiro número tinha como manchete o "Sol mortal" focando o Dia Nacional da Prevenção do Cancro Cutâneo e a vaga de calor a passar pela região. A capa teve ainda espaço para o descontentamento relativo ao Centro de Saúde de Gaula, à presença de Cristiano Ronaldo na Madeira e para o grave incêndio na sede do Club Sports Madeira.
Pretende ser um jornal "independente" e "não vai ceder a pressões", garante o Editorial. Estaremos cá para ver, dizemos nós!
Mas sem dúvida que é com agrado que vejo surgir este projecto, que poderá chegar a muita gente que nem um jornal lê! Sucesso, é o que se pede!
A outra notícia é para ser acompanhada hoje. Isto é, está prevista para este dia mais uma votação (a 3ª ) para a última vice-presidência da Assembleia Regional da Madeira. Como muitos saberão, existem 3 vice-presidências, duas já votadas e eleitas pelo PSD e uma atribuída pelo regimento ao maior partido da oposição, no caso o PS.
Mas estes cargos implicam votação e aprovação de mais de metade dos deputados, no caso em 47, pelo menos 24 devem votar a favor. Parece simples, e éticamente pensava que o fosse. Mas, esta é mais uma página negra da democracia e da confusão que paira na Assembleia Regional, onde os maiores motivos de notícia são quase sempre a "chacota", a confusão, as agressões verbais. Assim, ao que parece, o PSD "fornece" 10 votos, implicando que toda a oposição vote a favor, para que o "tal" vice do PS seja eleito. Todavia, o MPT, representado pelo deputado dissidente do PS, Isidoro Rodrigues, assume que jamais vai votar a favor do nome apresentado, e que se o PS quiser, que apresente outro nome... Enfim, histórias tristes.
O certo é que, com estas formas de fazer política, acima de tudo em função de interesses e vinganças pessoais, o parlamento fica fragilizado e quem fica a ganhar é a maioria. E um dos partidos da oposição nem consegue discernir isto!!
Por curiosidade, na Assembleia da República, se o PS fizesse o mesmo que o PSD Madeira está a fazer, Guilherme Silva não teria sido eleito vice-presidente...
E para rematar, a Assembleia e os deputados não terão coisas mais importantes a discutir?...
Enfim, não se preocupem, perante tamanha miséria, não sei se a política merece tanto espaço na nossa sala!!!
Mas também confesso que acho importante reflectir, discutir, opinar, pois só assim somos cidadãos em pleno!
Tenham um bom dia e façam o favor de ser felizes!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos