Olá amigos!
Hoje é dia do trabalhador, mas decidi enveredar por outros caminhos.
Como sabem, estamos em período de campanha eleitoral na Madeira. E, além de tudo funcionar como habitual, no meio de dezenas de inaugurações, arraiais e festas populares na caça ao voto, o grande destaque vai para a novidade trazida pelo PND, Partido da Nova Democracia.
É claro que, as suas ambições são poucas ou nenhumas, numa terra avessa a mudanças e extremamente ligada ao carisma e populismo de Alberto João Jardim. Todavia, a introdução de "Manuel Bexiga", personagem caricatural, trabalhador rural trajando barrete de vilão e foice ao ombro, trouxe humor e discussão outrora impensáveis. Esta personagem, satiriza e critica a figura do Presidente do Governo Regional, alerta para muitas das histórias ligadas a obras, festas, inaugurações, relações menos claras, etc. Maior piada tem o facto do actor contratado para este efeito ser um militante da JSD.
Melhor dizendo... parece ser um ex-militante, visto que o "aparelho" descontente com a encenação tratou de o afastar. E aqui está a grande vitória de "Manuel Bexiga": não só representa bem e com muita piada o seu papel, como conseguiu voltar as atenções para si mesmo, situação algo impensável para quem domina a seu belo prazer a Madeira, como é o caso do PSD. Não será agradável ser objecto de piada por alguém do seu próprio partido, mas ali está o actor, o profissional.. e como sabemos, nisto do espectáculo, o que interessa é ser falado, publicidade.
Assim, o lema do PND, "vamos podar o jardim" tem feito correr muita tinta e muitos comentários na Madeira. Aliás, nas suas primeiras palavras como candidato, Manuel Bexiga afirmou "vamos podar o Jardim, faltam poucos dias para levantar o rabo daí". Manuel Bexiga prometeu, caso seja eleito, "vinho seco e espetada todos os dias e coisinhas doces aos homens da Madeira".
No link abaixo, podem ver um excerto da campanha, passado na televisão, rodado na Marina do Lugar de Baixo, a tal marina ..sem barcos!: http://my.videoegg.com/video/dyCPWZ
As eleições vêm aí, mas surgiu um grande actor, figura incontornável desta campanha, com expressões comuns como aulas de "marguho", prancha "cara como um raio", bóia à cintura, cenas de "surf" como a dúvida sobre quem pagará os prejuízos "se bater com os cornos nas rochas", numa referência às alterações feitas no litoral.
É uma forma diferente e inovadora que pode e deve levantar-nos algumas questões!
Façam o favor de ser felizes!
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