Olá amigos!
Hoje vou continuar a escalar o meu top 10 do cinema estreado em 2008 em Portugal.
Assim vamos aos filmes entre o 4º e o 8º lugar.
8º "Destruir Depois de Ler" de Joel & Ethan Coen
Os oscarizados irmãos Coen, trouxeram uma comédia desprentiosa, num elenco de luxo, com George Clooney, Brad Pitt, Frances McDormand, John Malkovich, entre outros. Levando o burlesco ao extremo, mostra a grande forma dos realizadores que divertem os próprios actores.
Aqui vos deixo o trailer
7º "Juno" de Jason Reitman
Foi a comédia do ano. Pela simplicidade, por um argumento tocante e quotidiano.
Ellen Page surge brilhante como adolescente que se vê a braços com uma gravidez indesejada. Entre o aborto e a adopção, a jovem decide doar o seu rebento a um casal cujos alicerces familiares estão presos por arames. É de facto uma história contemporânea em que se tenta por um lado, retractar os dramas da adolescência e por outro de celebrar a vida em detrimento do aborto cada vez mais banalizado nos dias que correm. É através dessa teia de costumes que Jason Reitman nos convence de que estamos aqui e agora, no presente. A ver ou rever!
Aqui fica o trailer:
6º "Gomorra" de Matteo Garrone
O filme italiano vencedor dos Prémios do Cinema Europeu (Felix) e grande favorito ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é uma viagem dura e cruel aos meandros da Camorra, da mafia napolitana. Sem fazer concessões e com alguns actores não -profissionais, o realizador deixa a acção decorrer sem fazer julgamentos, e adapta eficazmente o romance de Saviano. Violento... como a realidade também o é, pois por aquelas bandas, só alguns afortunados podem levar uma vida normal.
Aqui fica o trailer:
5º "Austrália" de Baz Luhrmann
Foi um dos últimos filmes a estrear no ano, e veio carregado de expectativas. Com duas estrelas cheias de glamour clássico, Nicole Kidman e Hugh Jackman, numa história que não seduziu os americanos, mas que o tempo encarregar-se-á de confirmar este épico como um dos grandes filmes do ano.
Em "Austrália", Nicole Kidman é uma aristocrata inglesa, Lady Sarah Ashley, cujo marido, desesperado por arranjar dinheiro, passou o último ano na Austrália, preparando a venda do seu último bem: uma quinta de gado do tamanho de uma pequena cidade, chamada “Faraway Downs”. Suspeitando dos seus planos, Sarah viaja num hidroavião para este continente longínquo, com destino à tropical e remota Darwin, para tomar as rédeas do assunto. No entanto, ela é recebida, não pelo marido, mas sim por um rude e mal-educado vaqueiro, apenas conhecido como "O Condutor" (Hugh Jackman). Esta viagem acabará por mudar a sua vida, pois é obrigada a entrar na cultura e nos hábitos aborígenes, num período em que a Austrália é também cenário da II Guerra Mundial...
Aqui vos deixo o magnífico trailer:
4º "Expiação" de Joe Wright
Deverá ter sido o melhor filme clássico estreado no ano transacto. Com uma excelente banda sonora, argumento a condizer e todo um elenco em grande plano, como destaque para Keira Knightley, James McAvoy e a jovem Saoirse Ronan.
Ao adaptar um complexo romance de Ian McEwan, situando uma história de amor condenada e que enche as medidas no grande ecrã.
Este filme está recheado de grandes momentos, como épico que é, mas o maior destaque quanto a mim vai para a brilhante sequência na praia de Dunkirk, durante a evacuação dos soldados britânicos.
Aqui vos deixo o trailer:
Amanhã chegaremos ao pódio.
Façam o favor de ser felizes e de fazer alguém feliz!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos