Olá amigos!
Depois de um fim de semana cheio de emoções distintas de filmes que não deixaram ninguém indiferente, falo sem dúvida do polémico "Ensaio Sobre a Cegueira" e de "O Segredo do Cuzcuz", histórias de tragédias humanas bem diversas, hoje é o dia do "pontapé de saída" dos filmes em competição no 4º Festival de Cinema do Funchal.
Ao fim da tarde chega do Brasil "A Via Láctea" da cineasta Lina Chamie. Este é um drama que fala sobre o amor.
O amor é fogo que arde sem se ver. Para Heitor, a dor desse sentimento apareceu depois de uma briga com Júlia, por telefone. Ele é escritor. Ela é veterinária/actriz. Ambos são bem cultos. A ponte para um romance mais psicológico do que físico está em “A Via Láctea”.
E o filme avança e mostra o rapaz correndo atrás de sua (ex?) namorada através do caótico trânsito de São Paulo. Não importa o quanto ele se culpe, que sempre estará no mesmo ponto, esperando o sinal ficar verde ou o carro da frente avançar. O tempo cronológico é o que menos importa. Heitor fica o dia inteiro dentro do carro, pensando no início de seu relacionamento e conhece diversas pessoas através da sua janela.
O tema do filme é a incomunicabilidade do casal.
Ao fim do dia o segundo filme em competição é "Strawberry Wine" do polaco Dariuz Jablonski.
A sinopse diz que esta não é uma história de amor, nem uma comédia, nem um filme de detectives...mas um misto de tudo com algumas gotas de "vinho de morango"...
Entretanto pela tarde, como aperitivo, inserido no panorama do cinema internacional, é exibido "Garage" de Leonard Abrahamson. Este foi eleito o melhor filme irlandês de 2007.
Tido por seus vizinhos como um inofensivo desajustado, que motiva bondade, tolerância e ocasional abuso, Josie passou toda a sua vida adulta como guarda de um decadente posto de gasolina nos arredores de uma pequena cidade na Irlanda. Ele é limitado, solitário, apesar de sempre optimista e, ao seu modo, feliz. Até que, durante o decurso de um verão, o mundo de Josie sofre mudanças. Um adolescente, David, chega para trabalhar com ele. David gosta de Josie. Eles abrem-se um ao outro e de repente o solitário adulto está bebendo cerveja nos trilhos do comboio com os adolescentes da cidade. Josie descobre necessidades pessoais nunca antes despertadas. E Carmel, que trabalha na loja local e tem sido sempre amável com ele, provoca sentimentos em seu interior que lutam para se expressar. É quando a vida de Josie muda perigosamente para sempre.
Bom cinema!
façam o favor de ser felizes e de fazer alguém feliz!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos