Olá amigos!
Aí está o 4ª Festival Internacional de Cinema do Funchal!
É já com grande expectativa que vamos receber uma edição de festa que se engloba nos festejos dos 500 anos da cidade do Funchal.
Esta iniciativa, que tem sido um sucesso está orçada em cerca de 115 mil euros e decorrerá de hoje,7 a 15 de Novembro no Teatro Municipal Baltazar Dias, trazendo à Madeira a actriz italiana Claudia Cardinale, que receberá o "Prémio Carreira".
Além disso, o primeiro destaque do evento vai para a exibição no Sábado, 8 de Novembro, de "Ensaio Sobre a Cegueira" de Fernando Meirelles, baseado no romance do prémio Nobel José Saramago, que será apresentado no Funchal cinco dias antes da estreia nacional.
A Plano XXI coordenada por Henrique Teixeira e que organiza o Festival colocou este ano ano em concurso uma dezena de películas: "Tricks" e "Strawberry Wine" (Polónia), "I am from Titov Veles" (Macedónia), "Kino Lika" (Croácia), "A Via Láctea" (Brasil), "Die Eisbombe" (Alemanha), "Of Parents and Children" (República Checa), "Estômago" (co-produção brasileira e italiana), "Lonely Tunes of Tehran" (Irão) e "For My Father" (Israel), que serão galardoados como Melhores Filme, Actor e Actriz, Realizador, prémio especial do público e do júri.
O programa de nove dias integra conferências, apresentações e debates, estando dividido em várias secções, sendo que será apresentada a obra "A Corte do Norte", baseada na obra de Agustina Bessa-Luís, numa ante-estreia da obra do realizador João Botelho, filmada em 2008 no norte do país e na Madeira.
Com o objectivo de promover e incentivar criadores na Madeira acontecerão duas "premiéres", uma competitiva, à qual concorrem oito curta-metragens, e outra incluindo a apresentação de dois documentários feitos na região.
Numa aposta de interacção com o público, acontecerá o primeiro Festival de Microfilmes, no âmbito do qual a população em geral pode participar com registos de pequenos apontamentos em telemóvel, sendo que quinze trabalhos serão projectados a 12 de Novembro.
Entretanto, hoje, como aperitivo de abertura, passa o multi-premiado documentário "Sharkwater" de Rob Stewart em duas sessões. Apontado como visualmente arrebatador, num trabalho único de investigação sobre os tubarões que se tornou numa viagem perigosa, por vezes menos esperadas... Aqui vos deixo o trailer.
Vamos ao cinema!
Aqui vos deixo também o site oficial do Festival de Cinema do Funchal, onde poderão ver o programa detalhado:
Façam o favor de ser felizes e de fazer alguém feliz!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos