Olá amigos!
É tempo de comer devagar..bem devagar.. na medida das possibilidades e da gestão do tempo!
Uma pesquisa sobre hábitos alimentares da Universidade de Osaka, no Japão, publicada na British Medical Journal concluiu que comer depressa engorda mais. Segundo os investigadores, a velocidade com que se come pode ser tão decisiva para a obesidade como a quantidade dos alimentos ingeridos.
Os investigadores analisaram 3287 japoneses, com idades entre os 30 e os 69 anos, de zonas rurais e urbanas e sem distúrbios alimentares.
Além de calcular o índice de massa corporal – um método que permite medir o excesso de peso-, os investigadores avaliaram os hábitos alimentares através de questionários, fazendo incidência na velocidade com que comiam (tinham que escolher entre muito lento, lento, médio, rápido e muito rápido) e se costumavam comer até ficarem completamente cheios.
Metade dos homens e quase 60% das mulheres reconheceram que comiam até ficarem satisfeitos. Na questão da velocidade, 46% dos homens e 36% das mulheres confessaram ser "rápidos" à hora da refeição.
Ao analisarem os dados, os autores do estudo concluíram que tanto a velocidade como a quantidade aumentam o risco da obesidade.
Os investigadores conseguiram provar que quando estes dois factores se conjugam na mesma pessoa (comer demasiado depressa e até estar completamente cheio), o risco de sofrer de excesso de peso é três vezes maior do que para uma pessoa que coma calmamente e em quantidades razoáveis.
No editorial que acompanha a publicação deste estudo na revista britância, as investigadoras australianas, Elizabet Denney-Wilson e Karen J. Campbell, sublinham a importância de saber que determinados hábitos, como os evidenciados no estudo, podem aumentar a epidemia da obesidade.
Segundos as especialistas, a educação alimentar é factor vital para a mudança destes maus costumes, sobretudo com as gerações mais novas.
Aqui fica a nota!
Façam o favor de ser felizes e de fazer alguém feliz!
. Vemo-nos
. 7 Maravilhas de origem po...
. O filme desilusão do ano ...
. Novas formas de cativar e...
. E Madaíl porque não saiu ...
. Blogs Amigos