Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2008

Decisão da semana

 

 

 

Olá amigos!

Nesta semana, o Secretário Regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, veio anunciar o corte do subsídio de fixação à periferia aos enfermeiros que trabalham nas zonas rurais com o facto de os novos acessos rodoviários aproximarem as localidades.

No Porto Santo, o subsídio irá manter-se. Todavia, os médicos continuarão a receber esse apoio, porque há menos profissionais, justificou o governante.


Confesso que concordo em absoluto com o corte deste subsídio. Lamento é a falta de coragem política e o "pedestal" em que continuamente se colocam os médicos em todos os serviços de saúde, sempre com a desculpa de falta dos mesmos.

Quero também deixar à reflexão outro caso que reflecte algumas incoerências em todas estas políticas.

Os deputados eleitos para a Assembleia Regional de fora do Funchal recebem subsídio de deslocação ao quilómetro. Serão filhos do mesmo Deus? Na verdade até têm o benefício de ao contrário de muitos, terem estacionamento gratuito na capital madeirense, mas como vemos as decisões são mesmo conforme a maré... e as vias e os melhores acessos parecem ser só para alguns!

Volto a dizer, e a perguntar: porque não se acabam todas estas mordomias para todo e qualquer um?

Façam o favor de ser felizes e de fazer alguém feliz!

 

 

publicado por docasnasasasdodesejo às 00:38
link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De Lina a 1 de Fevereiro de 2008 às 10:21
Descobri este seu blog e venho cá rigorosamente. Não sei que idade tem mas gosto daquilo que escreve/transcreve e porque tem um nível de sensibilidade parecido com o meu. Mas sinceramente, não opine sobre as decisões do Governo sobre os enfermeiros! Tem direito à sua opinião mas que seja fundamentada na realidade! Você desconhece a nossa realidade! POR FAVOR! Sou enfermeira há 18 anos, AMO a minha profissão, e já são muitos anos de trabalho de altos e BAIXOS. Acha certo a retirada do subsídio a nós? Sabia que os médicos que trabalham na periferia têm transporte garantido? Os enfermeiros não têm! Os hospitais funcionam porque têm bons enfermeiros durante 24h. Os médicos? Quando o doente complica às 3 da manhã, chamar o médico você nem calcula o bico de obra! E o sermão que o enfermeiro leva! Quase que é preferível fazer o trabalho deles, e muitas vezes o fazemos e o médico chega só ás 8 da manhã, mas o doente já foi SALVO ou confortado pelo enfermeiro! Você não sabe nada! O Governo continua a encher os bolsos dos srs. drs. e a retirar cada vez mais aos enfermeiros! Não é de admirar alguma revolta por parte de alguns colegas e isso revela-se nalguma atitude dos mesmos face aos doentes! Também não é justificável! Volto a lembrar-lhe, quando opinar sobre este tipo de decisão descubra, investigue sobre a realidade daquilo sobre que opina. E poderia dizer-lhe ainda mais! O que nos estão a fazer é inconcebível! Trabalhar uma noite no hospital não é o mesmo que um recepcionista num hotel! Temos doentes confusos a tentar atirar-se pela janela, paragens cardíacas, doentes que aparecem mortos...! Agora imagine, quando uma pessoa ama o que faz e dá tudo pelos seus doentes e acontecem situações destas o trauma fica e repercute-se em muitas situações da minha vida. Só nos falta que nos tirem os suplementos de
fazer-mos noite! Há médicos que assinam horas extraordinárias e nem puseram pés no hospital! Estão nas clínica! Enfim, tudo isto poque concordou com uma decisão sobre uma realidade que não conhece. Que Fevereiro seja um mês cheio de energia e produtividade! Um abraço sincero!
De a 1 de Fevereiro de 2008 às 10:48
Com todo o respeito que todas as opiniões nos merecem, porque estamos num país livre e democrático, julgo que não compreendeu o que foi aqui comentado pelo meu amigo Ricardo, pessoa a quem reconheço muita equidade na abordagem de questões sociais.
Na minha opinião deveria canalizar toda a sua agressividade e revolta para com aqueles que tomam essas decisões e não contra quem as comenta.
Concordo e reconheço razão a muitos dos argumentos apresentados, e por esse motivo acho que os deveria endereçar a quem de direito.
Mas, como sempre, é mais fácil atacar os que não têm poder do que os que o têm, ainda para mais na nossa querida Região Autonóma da Madeira.
Porque é que não se ouvem falar em manifestações e greves dos profissionais madeirenses? Será que a autonomia é só política? Será por medo ou vergonha?
Não faço ideia, até porque já desisti de entender a mentalidade madeirense.
Agora não reconheço legitimidade a ataques tão frontais, que sejam a roçar a indelicadeza, a pessoas que se limitam a denunciar e comentar decisões políticas.
Já é tempo de os cidadãos madeirenses se mobilizarem e porque não a começar por si, Sra. Enfª Lina.
Obrigada
De Lina a 1 de Fevereiro de 2008 às 12:37
Antes de mais eu não estou a ser agressiva e como disse vivemos num país democrático. Simplesmente acho que o seu amigo Ricardo não devia ser a favor de decisões sobre algo que não conhece. Só isso!Tocou cá dentro por sentir grande ignirância da parte das pessoas sobre a realidade da enfermagem na RAM. Oxalá e que Deus o protege nunca tenha necessidade de precisar de um sr. dr. Nessa altura compreenderá! Seja feliz we não julgue sem conhecer sr. Zézinho
De Maria José a 1 de Fevereiro de 2008 às 12:47
Ignirantes há muitos!
E não é Sr. Zézinho, é SRA. ZÉZINHA!

P.S. Há perguntas que ficarão eternamente sem resposta.
De Lina a 1 de Fevereiro de 2008 às 13:11
Muito gosto em conhecê-la! Você nem devia ser amiga do Ricardo pois revela falta de sensibilidade perante uma questão que devia ser bem trabalhada! Você sim é que é mesmo uma "ignirante". Não empobreça este espaço que é muito interessante! Seja feliz!
De R a 1 de Fevereiro de 2008 às 14:29
Cara amiga!
Desde já agradeço o seu comentário, mas peço-lhe que leia o meu post com maior atenção, e com alguma ponderação. A minha opinião é de que todos estes subsídios sejam retirados seja aos enfermeiros, seja aos médicos. Compreendo que sendo uma situação que leva ao aumento de honorários substancial, e é dificíl aceitar tal mudança, mas acho que se queremos uma sociedade de equidade e justiça, estes benefícios não podem continuar.
Não tenho dúvidas no seu trabalho e na sua dedicação como enfermeira, nem dos seus colegas, aos quais reconheço que muitos dos cuidados de saúde assentam no seu serviço. Só que não aceito que pelo pagamento de um bom serviço, de uma profissão que deve ser exercida profissionalmente com qualidade, sejam "oferecidas" condições que outras profissões não têm para se deslocar seja para onde for.
Sou consciente da importância dos enfermeiros para o sistema de saúde, mas não aceito que na tentativa de resolver o problema com o "estatuto" dos médicos, tenhamos que colocar os enfermeiros ao mesmo nível... Mais, quanto aos problemas que refere do exercício do vosso trabalho, decorre necessariamente da vossa profissão. Se os médicos recebem e assinam mesmo não estando ao serviço, cabe essa fiscalização às Administrações.
Tudo de bom! Seja feliz! E obrigado pela sua presença
De R a 1 de Fevereiro de 2008 às 14:34
ACTUALIZAÇÃO:
Caros amigos, segundo ALberto João Jardim, este subsídio também será retirado aos médicos! Recordo que para quem não sabe, os enfermeiros, recebem pouco mais de 300€ mensais e os médicos cerca de 600€ mensais como subsídio de deslocação.
Sei que algum dinheiro mais dá sempre jeito, mas em justiça, e segundo o meu entendimento, tendo a realidade regional e nacional, sou de acordo com esta decisão.
Façam o favor de ser felizes e de fazer alguém feliz!
De andreia a 1 de Fevereiro de 2008 às 18:02
Amigo, eu como não vivo na Madeira posso comentar este post ou não? Ou será que como já frequentei hospitais q.b. posso comentar o post da sra. Enfermeira Lina?* Ou será que como sou tua amiga posso sentir-me tentada a defender-te e deixar aqui bem claro que se há alguém com sentido de justiça és tu? Ou será que posso comentar o facto de a sra. Enfermeira Lina chamar Zezinho à nossa querida amiga Zezinha e o tom que utiliza quando a ela se refere? Ah, não posso porque serei acusada de amiguismo? Isto dos blogs é como os casamentos: o primeiro ano é tudo rosas. Parece que tens aqui o teu primeiro espinho. Jinhos grandes.


* antes que me digam que não posso opinar aviso já que tenho a melhor das opiniões sobre a classe.
De docasnasasasdodesejo a 2 de Fevereiro de 2008 às 04:55
Olá amiga! Nesta nossa sala comum são todos bem vindos e toda e qualquer opinião deve ser emitida e ouvida. Também eu tenho um excelente opinião sobre a classe dos enfermeiros, talvez aqueles que melhor sustentam os cuidados de saúde neste país. Todavia, como deverás ter percebido não é isto que está em causa, mas sim uma alteração de benefícios, decidida a nível político.
E quanto a espinhos, devo dizer que fico satisfeito por algo motivar discussão, só assim percebemos que algo nos mexe e que estamos vivos e não a sobreviver! Tudo de bom! Beijos!
De You know who a 2 de Fevereiro de 2008 às 22:58
Amigo
Provavelmente este post entrará para as estatísticas como um dos mais comentados e logo à minha conta, eu que estava quieta e sossegada no meu canto e me limitava a apreciar diariamente o teu espaço. Mas se há uma coisa com a qual não consigo compactuar é com a injustiça.
Só queria acrescentar que a partilha implica respeito e a discussão de ideias pressupõe abertura de espírito.
Se os espinhos fazem parte das rosas é por algum motivo, e é do equilíbrio dos opostos que nasce a beleza.
Espero que desta forma se possa "embelezar" um momento um pouco mais conturbado neste teu jardim, eu que até o tenho desde o nascimento.
E para rematar: façam o favor de serem felizes e de não estragarem a felicidade dos outros.
De docasnasasasdodesejo a 3 de Fevereiro de 2008 às 02:28
Cara amiga, o importante neste espaço em que tem e terá sempre lugar para expor o que pensa, seja ou não concordante com aquilo que eu penso e opino. Se fossemos todos "ovelhinhas encarreiradas" este mundo não teria piada nem valeria a pena viver. A diferença, a reflexão, a luta por aquilo que nos realiza e faz mais felizes é que torna esta vida e este espaço (também) mais belo! Faça o favor de ser feliz e obrigado pela presença!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Taken - Busca Implacável

. Vemo-nos

. Family Guy

. 7 Maravilhas de origem po...

. Top CINEMA 2010

. O filme desilusão do ano ...

. Um novo dia!

. Novas formas de cativar e...

. E Madaíl porque não saiu ...

. O som para uma boa semana

.arquivos

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. todas as tags

.links

.Contador

Casino Europa
video poker casinos

.subscrever feeds